domingo, 10 de junho de 2012

Demian

"Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós."

Se o livro Demian, do escritor alemão Hermann Hesse, tivesse uma nota de contra capa seria essa citação de Franz Kafka.

“A ave sai do ovo. O ovo é o mundo."
Antes de mais nada, é importante falar que estamos tratando do vencedor do Nobel de Literatura em 1946, então todo cuidado é pouco para falar desta obra.

O livro trata de um dilema enfrentado por todos, a passagem entre a infância e adolescência pra vida adulta. É o tipo de transição que todos fazemos, mas ver retratado em um livro chega a ser assustador.

Quando li Hesse pela primeira vez, foi por indicação do pai de um amigo. Estava completando 15 anos e ele disse que era a idade certa pra isso. Na época não entendi o que ele disse e acho que quando li pela primeira vez ainda não estava pronto.

Voltei a ler quando fiz 18 anos e aí sim, acho que consegui pegar a essência do livro.

É raro que eu afirme categoricamente ter um livro de cabeceira e Demian é ele, com toda certeza.

Estou me propondo a fazer uma resenha agora, mas já adianto que nada substituirá a sua leitura, sobretudo pra um livro desse tipo.

Primeiro porque o livro exige uma leitura lenta. Cada página tem de ser lida duas ou três vezes, sem exagero.

Segundo porque a análise interior do livro é a principal característica. E antes que você fale, não, não é uma autoajuda. Acho mais fácil ser uma autodestruição. Como disse Bakunin certa feita, "a paixão pela destruição é uma paixão criativa". E essa é a essência de Demian.

O personagem do livro, um jovem chamado Emil Sinclair, busca durante as páginas do livro desconstruir suas bases, antes sólidas e confiáveis. Busca seu caminho lutando contra as limitações da idade.

O mais interessante pra mim é a dualidade presente no livro. De um lado, o porto-seguro dos pais, do outro o mundo cão. É nesse dilema que Emil se encontra logo de cara. Ressalto o principal ponto do livro, isso é algo que todos já passamos (ou estamos prestes a enfrentar).

Parte de um lar super protetor para o mundo, através dos ensinamentos de Demian, um colega mais velho e com questionamentos extremamente precoces e grande capacidade de dicernimento. Demian mostra a Emil que só através da experimentação podemos conhecer as coisas, o que nos levaria ao amadurecimento. Só assim podemos ter noção do que é bom e do que é ruim.

Emil passa de problemas com caras brigões na escola até aquela clássica dúvida: o que vem a seguir?

Apesar da ajuda de Demian e de outros, o mais marcante mesmo é que o amadurecimento é vivido e desenvolvido por Emil, sempre. Ninguém mais consegue nos amadurecer, senão nós mesmos. O livro trata exatamente disso, andar com as próprias pernas.

O livro tem diversas passagens bíblicas, contrapontos entre religiões e coisas do tipo. Deixo de comentar esta parte, porque acho que o mais importante é cada um ter sua visão.

As passagens do livro, apesar de situadas no início do século XX são atemporais. Qualquer um consegue ler e se enxergar nas mesmas situações.

Poderia ficar aqui escrevendo dias e não conseguiria passar tudo que extraí lendo Demian. Falo sem medo, deveria fazer parte do currículo obrigatório de todas as escolas.

Nenhum comentário: