segunda-feira, 13 de outubro de 2008

But the consequences clear...

Há alguns dias eu fiquei de postar essa história aqui. Precisamente há uma semana.

A vida inteira eu falei que tiraria o título de eleitor com 16 anos. Que achava patriótico (haha) exercer meu direito de eleger meu representante e blábláblá. Acontece que quando eu tinha 16 anos me desiludi com a política no Brasil. Primeiro porque quem ganhava aquela eleição era o Lula. Putz, quer desilusão maior? Segundo porque morava no interior, e se ia justificar não valia de nada tirar o título. Acabei deixando pra lá. Acontece que ano passado fiz 18 e tinha de tirar. Aliás, tirei ano passado exatamente pra evitar filas e burocracias esse ano.

Uma semana antes do primeiro turno da eleição pra prefeito/vereador desse ano, me deparo com um gênio na rua. Literalmente um mendigo. Seu nome? Isoé Jorge de Faria (isso eu descobri depois, no site do TRE). Ou popularmente, Cantor Raul.

Cantor Raul e seu lendário cachorro Roberto Carlos.

Um gênio no marketing eleitoral. Chegou se enturmando logo com as meninas da mesa. Depois, entre um santinho e outro que distribuia, cantava "Viva a Sociedade Alternativa!". Arrecadou alguns votos (ou não) e depois sumiu. Depois disso eu ainda o vi em mais duas oportunidades, em todas do mesmo jeito, com a bicicleta e o violão. Afinal, ele precisava do que mais? Isso pra se ver o nível dos candidatos a vereador.

Pra prefeito também era outro dilema. Um "poste sem luz própria" como me falaram esses dias e outro que acha que pra ser popular precisa falar que nem roceiro. Isso pra me reter apenas aos dois primeiros colocados (nas pesquisas e nas eleições).

Cheguei na hora do almoço na minha sessão. Chuva de papel na porta. Boca de urna comendo solta. Nunca o termo zona eleitoral esteve tão bem empregado. Na minha sala, só uma velha na frente. Mah que luta pra votar hein tia? Pelamor. Contados no relógio, 8 minutos que pareceram bem mais, tanto pra mim quanto para o mesário.

Meu voto se resumiu a um digito. Vezes dois. Confirma. Novamente um digito. Vezes dois. Confirma. Farei o mesmo no segundo turno. E digo: me encontro feliz entre os 123.650 que votaram nulo. E o Cantor Raul, atingiu 1.198 votos, ou 0,09%. Surpreendente. Não o suficiente pra se eleger. Uma pena (ou não).

PS: Aqui no site do Uai tem o vídeo de campanha dele.

----------------
Now playing: NOFX - What's the matter with kids today
via FoxyTunes

Nenhum comentário: