sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

All about chemistry.

Seguindo a linha dos posts anteriores, vou falar um pouco sobre a química.

Quem me conhece sabe que química em si não é comigo, aquele negócio de mol e interação intermolecular nunca entrou na minha cabeça. Mas não é bem sobre isso que eu pretendo falar... Quero falar sobre a química em relacionamentos, ou em outras palavras, no sincronismo entre duas pessoas. Nem sempre está presente, infelizmente. Mas quando ocorre é inexplicável. Só quem já vivenciou sabe.

Primeiro sintoma se caracteriza no "encaixe". Quando o beijo é bom, quando a "pegada" do outro te satisfaz... Esse é o caso mais comum de acontecer. E mesmo assim não é tão simples. Normalmente esse sintoma se dá quando a paixão é recente, o casal está naquele período marcado pela imbecilidade. É um querendo agradar ao outro, querendo parecer perfeito. Mas daí se esquece que ninguém é perfeito. O diferencial é quando o relacionamento já não é tão recente e esse "encaixe" ainda existe. Nota-se também quando se idealiza no outro algum tipo de caráter, voltando à idéia da "perfeição". Muitas vezes, tem prazo de validade determinado.

O outro sintoma vem com o tempo. E é, por isso, mais importante ao meu ver. Ligado à convivência, logo, ao relacionamento duradouro. Dá para se perceber desde o começo quando vai acontecer, mas ainda assim por quanto mais provações passar mais real se torna. Ele se baseia, principalmente, nas coisas em comum. Gostos partilhados (e desgostos, também), bem como vontades e desejos. Está intimamente ligado à amizade. Por isso se valoriza tanto o companheirismo num relacionamento... Ele é marca dessa química.

A soma desses dois sintomas é indispensável pra que qualquer amor dure. Mas quem disse que amar é uma ciência exata?

Se dar bem é fundamental. Mas discutir e não dar o braço a torcer também. Ao mesmo tempo que é bom a proximidade de gostos, sempre fazer as coisas juntos e etecetera, também é bom ter o seu espaço. Saber impor limites, ter um tempo pra si mesmo... E é aí que as coisas começam a desandar...



Bom fim de ano pra todos, que 2009 seja 12 vezes melhor que 2008.

----------------
Listening to: Pearl Jam - I Am Mine
via FoxyTunes

Um comentário:

Marcio Coutinho disse...

é meu velho , é nesse caminho que as coisas evoluem , que nossos objetivos sejam alcançados em breve brother!

Abração!