terça-feira, 4 de novembro de 2008

Mesa Redonda.

Comentários sobre o fim de semana (esportivo), tomara que virem hábito.

Primeiro, Hamilton bem que tentou ser vice. Mas o título não poderia ir para outro. Muito se criticou Timo Glock, o alemão da Toyota por ter "deixado" Hamilton ultrapassar na última curva (literalmente). Mas será que tinha alguma coisa pra ele fazer? Sério.

Ah, quem perdeu o título foi a Ferrari. Durante o ano, Massa pagou pelos inúmeros erros da equipe. Erros que variaram de estratégias a falhas no pit-stop. Coisas inimagináveis na F1, vindas da Ferrari então... No mais, a temporada marcou a estréia (de fato) do alemão Vettel que aparentou ter futuro promissor. Mas tava tudo meio que ajustado. Obvio ululante que o inglês ia se tornar o mais novo campeão mundial... Mas confesso que por breves 3 ou 4 voltas eu cheguei a acreditar no título do Massa. E quem não?

Mas parabéns ao Hamilton que mereceu. De verdade. E ano que vem promete. Tomara que o Alonso esteja com um carro de verdade desdo começo da temporada.

E que vergonha da torcida brasileira vaiando o legitimo campeão só porque o Massinha não venceu. Vergonha.

Sobre futebol, essa rodada do Brasileirão foi boa para o Atlético. Vencemos e vimos o Cruzeiro mais longe do título. Fora isso, vencer o Botafogo foi muito bom. Estavamos engasgados com esse time. 7 anos é muito tempo. E agora a tendência é outra, time e torcida parece que se uniram novamente (pela volta do Kalil ao comando, em grande parte).

O jogo foi menos complicado do que pareceu. Aliás, o Atlético (como vem fazendo normalmente no campeonato) dominou o jogo mas pouco concretizou. E com Edson em campo (isso é motivo pra um post mais pra frente) não tem placar em branco.

O Botafogo começou melhor no primeiro tempo. Tal domínio durou até os 15 minutos. Depois o Galo colocou ordem em casa. Com uma arrancada sensacional do jovem Welton Felipe (repetindo as boas atuações pelo Ituiutaba no Mineiro desse ano) que resultou num penalti. Duvidoso, diga-se de passagem. Mas quem liga? Importa é que Leando Almeida bateu com maestria e converteu. 1x0. Depois disso o Atlético continuou martelando. Mas sem objetividade. Castillo, Marques e Raphael Aguiar aprontaram correria no ataque, mas na hora da finalização... Teve bola na trave pros dois lados (a do Botafogo quando ainda tava em 0x0) e fim de primeiro tempo.

Os times voltaram iguais. Bom sinal. Mais ou menos. O Botafogo começou melhor, de novo. Alguns sustos, até que Edson cortou um cruzamento na área e ligou rápido o contra ataque com Marques. Bola de pé em pé até chegar a Márcio Araújo que foi derrubado por Rodrigo Sá, do Botafogo. Último homem, expulsão. Aí parecia que tudo se tranquilizaria. Um homem a mais em campo. Engano. Num contra ataque o Botafogo empatou com Carlos Alberto. Parecia que o filme se repetiria.

Mas aí brilhou a estrela do Pet. E do técnico Marcelo Oliveira. Em bola alçada na área pelo sérvio, que acabara de entrar, Leandro Almeida (de novo) escorou para o gol. Festa nas arquibancadas. A partir daí, o Atlético começou a administrar o jogo. Mas como era o Edson no gol (que aliás fez boas defesas, sendo justo), tinhamos de tomar mais alguns sustos. Nada demais, pra quem já está acostumado.

Fim de jogo, Atlético 2x1 Botafogo. Voltamos à 12ª posição. Pouco pelas espectativas da torcida. Mas melhor que nada.

Atlético 2 x 1 Botafogo.
Motivo:
33ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2008.
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR).

Atlético:
Edson:
boas defesas, mas continua inseguro.
César Prates: não comprometeu.
Leandro Almeida: melhor em campo, seguro na defesa e autor de dois gols.
Welton Felipe: bom jogo, mas continua estabanado.
Raphael Aguiar esforçado.
Nen: seguro, merece mais chances. Deu lugar a Petkovic: único pensante na equipe, indispensável para o time, ainda que atue só meio tempo.
Márcio Araújo: boa atuação, marcou bem e se apresentou nos contra ataques.
Élton: apagado, mas não comprometeu.
Renan Oliveira: bom jogador, só precisa de mais vontade. Meio apagado e lento, as vezes.
Marques: guerreiro, mas as pernas já não acompanham mais a cabeça. Seria uma boa alternativa para o segundo tempo, a meu ver. Deu lugar a Pedro Paulo: esforçado, mas limitadíssimo. Teve pouco tempo pra mostrar qualquer coisa, aliás.
Castillo: acho ele um bom jogador, com boa presença de área. Falta alguem para fabricar as jogadas. Nesse jogo porém, pouco produziu. Deu lugar a Beto: que pouco fez pois jogou pouco tempo.
Marcelo Oliveira: modificou bem, na hora certa. Mas continuo achando que está longe de ser o técnico ideal para o ano que vem.

Botafogo: Renan; Tiaguinho (Edson), Émerson, André Luiz e Triguinho (Luciano Almeida); Diguinho, Rodrigo Sá, Jorge Henrique e Carlos Alberto; Wellington Paulista (Eduardo) e Lucas. Téc: Ney Franco.
Destaque para Carlos Alberto que foi o mais lúcido do time carioca.

----------------
Now playing: Glassjaw - Convectuoso
via FoxyTunes

Um comentário:

André Maciel disse...

Meus comentários quanto a corrida são os mesmos.

Sobre a rodada, ver um time do Rio perder é minha alegria. Pena que meu Sport tá cagando para o campeonato para me dar mais alegrias! A cabeça tá toda na Libertadores, só quero ver no que vai dar!