terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fora das quatro linhas.

Estive pensando esses dias e não cheguei a uma conclusão lógica. Digo lógica no sentido de fazer sentido, claro, porque de cara eu já falo que vale (muito) a pena.

Levar futebol a sério vale a pena?

Pensei nisso depois que pipocaram na imprensa as notícias do torcedor do Cruzeiro que morreu assassinado por membros de uma "Organizada" do Galo. Que isso aconteceu, já tem mais de ano. Na época aquilo me assustou, porque ainda que o cara tenha de fato procurado briga, o único motivo da morte era vestir uma camisa azul.

O que aconteceu foi que membros da Galoucura estavam em um evento de MMA aqui em BH acompanhando a luta de um "afiliado" (sei lá se o termo é esse). O cara treina na academia e é "patrocinado" pela torcida. Na saída, se depararam com um pequeno grupo de cruzeirenses uniformizados. Sabe-se lá o que estavam fazendo naquele lugar, naquela hora. Na época pipocaram notícias de que eles estavam viajando pra acompanhar um jogo no Rio e decidiram ir lá torcer contra o atleta da Galoucura. Não sei se foi exatamente isso que aconteceu, mas sem dúvida dá pra dizer que o camarada que morreu não estava passeando com a namorada no shopping lá perto, ele estava lá pra, no mínimo, provocar os rivais.

Na saída, ocorreu o choque entre as torcidas e os cruzeirenses, em número bem menor, foram postos pra correr. Sobrou pra um que veio a falecer dias depois. Tudo filmado pela câmera de segurança de um shopping. As imagens são feias, mas não convém comentar, mesmo porque isso é um exemplo dentre inúmeras confusões que acontecem.

Voltando ao mote do texto, vale a pena levar futebol a sério?

Inevitável dizer que damos uma importância monstra pra uma coisa que deveria ser apenas lazer. Tem um jornalista que disse certa vez que "o futebol é a coisa mais importante, dentre as menos importantes".

Vivenciar o futebol é uma delícia. Desde a graça por zoar um amigo na segunda-feira pela derrota do time dele ou a pelada com os amigos... Esquecer de todos os outros problemas dentro das quatro linhas. Ir ao estádio, tomar uma cerveja, torcer. Não tem coisa melhor. Até a outra via, o sofrimento pela derrota. Esperar que a segunda-feira, a mesma ali de cima, nunca chegue pra não ter que aguentar aquele seu amigo que só aparece vez ou outra falando besteiras na sua cabeça.

Não tinha felicidade maior na vida do que gastar as manhãs jogando bola quando eu era criança. Jogava no quintal, na rua, na sala... Onde fosse possível armar as traves. Até sozinho eu jogava bola.

Aqui no Brasil é difícil achar alguém que não vivencia o futebol desde novo. Assim, é difícil achar quem não ligue pra futebol.

Mas daí você para pra pensar... O camisa 10 do seu time que perdeu aquele penalti no sábado vai estar no domingo numa festa, nem lembrando do que aconteceu. Vai continuar ganhando seus milhões por ano. Vai continuar beijando o escudo, desprezando a história por trás daquele distintivo.

Aliás, você se imagina com 19 anos ganhando quase três milhões de reais ao mês? Pois é, é isso que o Neymar vai ganhar por mês até 2014 (isso se não tiver nova renovação, porque essa da última semana é a terceira que eu lembro nos últimos meses).

Com todo respeito ao moleque que joga muita bola... E a outros "craques" da bola. Isso é dinheiro demais! Um cara que estuda a vida inteira, se especializa, faz n cursos, sai da faculdade ganhando menos que 3 mil reais ao mês. E um pai de família que sustenta a esposa e os três filhos com um salário mínimo? Nem se fala.

Será que é a gente, do povo, que tem de levar o futebol a sério?

Na real, é o que acontece. É o pai de família que ganha 545,00 reais ao mês que leva no final de semana seu filho ao campo. Faz um sacrifício em casa pra poder dar a camisa do time de presente no Natal pro filho.

Será que o cara que ganha milhares de reais por mês pra jogar bola não devia levar as coisas mais a sério?

Será que na segunda-feira, quando você tiver de enfrentar colegas de trabalho, de faculdade, etc., por conta de uma derrota do seu time, vai lembrar dos caras que causaram essa tristeza?

Já tentei mudar, mas confesso que sou assim. Fim de semana que o Galo perde, minha semana acaba. Quem sofre comigo é a namorada, minha mãe, quem me quer bem. Sofrem com meu mau humor.

Será que elas tem culpa pelo fulano ter perdido o penalti?

Nenhum comentário: