sexta-feira, 2 de abril de 2010

Silogismo

A wiki define:

Silogismo
Um silogismo (do grego antigo συλλογισμός, "conexão de idéias", "raciocínio"; composto pelos termos σύν "com" e λογισμός "cálculo") é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das primeiras duas, chamadas, é possível deduzir uma conclusão.

Num silogismo, as premissas são um ou dois juízos que precedem a conclusão e dos quais ela decorre como consequente necessário dos antecedentes, dos quais se infere a consequência. Nas premissas, o termo maior (predicado da conclusão) e o termo menor (sujeito da conclusão) são comparados com o termo médio, e assim temos a premissa maior e a premissa menor segundo a extensão dos seus termos.

Eu exemplifico, desde os silogismos úteis até os inúteis:

"Todo homem é mortal. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal".

"Toda regra tem exceção. Isto é uma regra. Logo, deveria ter exceção. Portanto, nem toda regra tem exceção".

"Os trabalhadores não têm tempo pra nada. Já os vagabundos... têm todo o tempo do mundo. Tempo é dinheiro. Logo, os vagabundos tem mais dinheiro do que os trabalhadores".

"Deus é amor. O amor é cego. Stevie Wonder é cego. Logo, Stevie Wonder é Deus."


Ok, vamos direto ao assunto. Tenho alguns amigos lulistas (sim, infelizmente isso é comum) e, dia desses me deparei com um e-mail eleitoreiro escrito por um gênio... O camarada listava as proezas do governo Lula comparando com estatísticas assaz abalizadas sobre os ganhos do Brasil com o governo petista e o de outros governos.

Respondi com um texto que achei uma vez na internet, cujo trecho reproduzo logo a baixo:
Uma pesquisa revela que 18% dos acidentes de trânsito são causados por mulheres no volante. O que se pode concluir disso?

Vamos lá, pense. O que se pode extrair desta estatística?

A maioria das pessoas vai concluir que mulheres dirigem melhor. Isto não é, necessariamente, verdade. Vamos mudar o sujeito da pesquisa e ver o que é concluído. Digamos que a mesma pesquisa indique que 35% dos acidentes de trânsito são causados por motoristas embriagados. Se você aceitar na primeira que isso se deve a mulheres dirigirem melhor que homens, você é obrigado a aceitar que dirigir embriagado é mais seguro do que dirigir sóbrio.

A segunda estatística é parcialmente válida. Ela não considera os acidentes indiretamente causados por motoristas bêbados, muito provavelmente, porque isso elevaria muito a proporção.

Já a primeira estatística não prova absolutamente nada. Digamos que o número de mulheres motoristas seja 5 vezes menor do que o de homens. Ignorando-se esta proporção, o valor parece baixo, mas se ela for levada em conta, vê-se que mulheres causam muito mais acidentes que homens. Vale lembrar que todos esses dados são hipotéticos.

A proporção correta deveria ser total de acidentes causados por mulheres pelo total de mulheres motoristas comparado ao total de acidentes causados por homens pelo total de motoristas homens. Só assim obtem-se uma idéia real de quem dirige melhor.

Silogismo. Faz sentido?

Falar que o país cresceu X% em tal ano é bobagem pra mim. Pra se analisar corretamente uma estatística (e falo isso com base no pequeno conhecimento sociológico que eu tenho), é mais importante levar em conta a conjuntura do que os números em si.

O Lula está tendo um bom governo, mas creditar os ganhos só a ele é um absurdo, beira o egocentrismo. Os 8 anos de governo FHC ajudaram na estruturação do Brasil, tanto interna quanto externamente, ninguém pode falar que sem ele a situação seria a mesma. Falam do FHC como se ele fosse
capitalista-malvadão-vendo-minha-mãe-por-mil-dólares-em-ações, assim como falam do Collor. Cada um assumiu o país em uma fase distinta e, se o Lula foi capaz de fazer crescer o Brasil (e foi), é por conta, também, de investimentos e ações iniciadas nos governo s anteriores.

3 comentários:

Marcio Coutinho disse...

Caramba brother teu post ficou muito bom! Essas estatísticas existem para iludir a massa e tu acabou de destrinchar essas falcatruas numéricas!

André Maciel disse...

Beleza de post!

Medir o crescimento do Brasil no governo Lula em número é no mínimo irresponsável.

Sofia disse...

Adorei o post! Também já tinha refletido sobre isso... como seria o governo Lula se não houvesse o plano real de FHC? Pois é, bicho... agora o nosso amigo Marcio é que deixou de postar neste blog, né? Digo logo que não tenho nada a ver com isso, viu? Hahahahaha... Abraços!