sábado, 15 de janeiro de 2011

Dinheiro compra tudo?

É a pergunta que passa agora na cabeça dos membros do Clube dos 13.

Será que vale tanto a pena assim fazer o leilão entre Globo e Record, pelos direitos de transmissão do Brasileiro 2011?

Tem tudo pra ser o campeonato com maior audiência desde sempre. A volta de grandes atletas, como Ronaldinho e Rivaldo, e por que não, Mancini e Elano. Times bem montados, finalmente com a ficha da fórmula mágica do elenco caindo, rivalidades afloradas desde a época dos estaduais... Audiência não vai faltar.

Desde que eu me entendo por gente os direitos de transmissão do Brasileiro estão sob as mãos da Rede Globo, a Vênus Platinada, como diriam alguns.

Por favorecimento? Talvez.

Mas eu parto do princípio que a estrutura adquirida ao longo dos anos, não importa por quais meios, é inigualável no Brasil, quiçá no mundo.

Um exemplo bobo, mas real são as novelas. A rede Record vive "comprando" atores e atrizes, diretores, roteiristas e produtores da Globo, mas ainda assim os folhetins não alavancam. Falta aquele "quê" de originalidade, todas as novelas parecem cópias de algum filme ou seriado. Ou, pior ainda, remetem à raíz das novelas mexicanas da Televisa, marca de outra emissora paulista, o SBT. Edir Macedo investe em estúdios, câmeras, profissionais... TUDO. Mas nem de perto as novelas da Globo parecem afetadas. Em outras áreas, idem. O "Legendários", programa de humor da Record, chegou com banca mas não conseguiu emplacar, mesmo com grandes nomes como Mion, João Gordo, Hermes e Renato, etc. Literalmente pagando de cópias de si mesmos, mesclando ainda com o tipo de jornalismo do CQC e os fatos apelativos do Pânico.

Temo que aconteça o mesmo com o futebol. O fato de uma emissora finalmente conseguir peitar a Globo em termos financeiros não significa que a qualidade de transmissão vai acompanhar.

Será que na Record teremos transmissões regionais? E eu não falo de Guarani x São Paulo, em Campinas. Falo de Grêmio x Bahia, Atlético x Coritiba, Cruzeiro x Internacional. Hoje, a Globo Minas transmite quase que sempre jogos dos times mineiros, sempre o que joga fora de casa no "horário comercial", ou seja, domingo às 16:00, ou quarta às 21:50.

Aliás, esse fator horário pode mudar também. Confesso que este é o único aspecto que pesa a favor da Record, no meu julgamento. Pra ir no campo hoje, preciso viajar uma hora e pouco até Sete Lagoas devido às obras para a Copa do Mundo. Imagina sair de BH numa quarta feira às 20 horas para ver um jogo às 21:50, retornando de lá, por uma estrada cheia e perigosa de madrugada? Isso acontece hoje. Talvez com a vitória da Record nessa "licitação", provavelmente os horários de meio de semana serão alterados... Talvez para a hora do Jornal Nacional, às 20 horas, ou para o começo da novela, às 21:00. Pro torcedor, com certeza será melhor.

Talvez esta concorrência seja boa em termos financeiros ao futebol brasileiro, mas será que os torcedores serão beneficiados?

Em tempo, pra você que reclama de Rogério Correa (me incluo nisso), imagine como será assistir jogos com narração de Eder Luiz e comentários de Muller.

Por isso sou a favor da permanência da Globo.

Se tem alguém que lê esta porcaria, por favor, queira se pronunciar nos comentários. Depois de um longo e tenebroso inverno, acho difícil que alguém ainda frequente esta espelunca.

Novos posts virão, aguardem.

Nenhum comentário: