sexta-feira, 5 de junho de 2009

Por que escrever?

Sério, as vezes me pergunto isso. Paro pra divagar sobre essa mania que me persegue desde criança. Se é que posso falar isso de alguma coisa, me considero um apaixonado pela leitura e tão logo desenvolvi esse hábito, automaticamente já me liguei ao de escrever.

Aprendi a ler cedo, talvez antes do que meus pais esperassem. Lembro que quando estava no jardim ainda, cheguei a corrigir a professora na sala. Era uma bobagem tremenda, mas aquilo despertou uma atenção nela que eu não vou esquecer nunca. Era uma daquelas atividades de colorir e lá estava algo parecido com isso: "Colorir a casa de vermelho" e a professora nos mandou colorir de azul. Não me lembro exatamente a razão, talvez a falta de lápis vermelho, sei lá. Mas foi marcante a cara de espanto dela quando eu falei: "professora, azul começa com A e aquilo ali é um V".

Desde sempre tive esse hábito. Gostava tanto de ler que por diversas vezes deixava de brincar na rua pra poder terminar de ler um livro, ou uma revista. E lia de tudo, de Turma da Mônica até Reader Digest (Rir é o melhor remédio!). Com o passar do tempo a leitura deixou de ser um passatempo e virou um diferencial. Diferencial porque nem todos têm esse hábito, a maioria inclusive é incapaz de ler e compreender um texto.

Na adolescência passei a escrever sobre tudo. De músicas na época da guitarra (que nunca saiam do papel) até histórias (na maioria, nunca lidas por ninguém). Hoje a temática é meio diferente, não só aqui no blog mas também em termos de faculdade. Mas o hábito continua, não com a mesma frequência e com temas um pouco mais ardilosos, mas continua.

Talvez por causa dessa mania de ler e pela aptidão estou hoje encarando um curso de Direito e, muito brevemente, de Ciências Sociais. A área de ciências humanas sempre me despertou mais entusiasmo.

Sei que hoje, o que me parece ser um lazer, uma forma de relaxamento, de desabafo, em breve poderá ser meu ganha pão. Seja lá qual for meu destino, seja como concursante, advogado, cientista político ou antropólogo, acho inevitável fugir desse talento, se a modéstia me permite falar assim. E parece que hoje aceitei o que me é inerente. Escrever.

----------------
Listening to: Belvedere - Anesthetic
via FoxyTunes

2 comentários:

André Maciel disse...

Quem dera aqui no Brasil a grande maioria tivesse o hábito de ler como nos paises desenvolvidos. O hábito de escrever é mera consequencia de quem lê bastante.

Eu também desde pirraia tenho esse hábito, 7ª, 8ª série, eu não fazia só a minha redação, mas como também a de uns 4 outros amigos que não gostavam da matéria. Coincidência ou não, esses outros estão cursando faculdades na área de Saúde.

Marcio Coutinho disse...

pois é cara, tu tens um diferencial que pesa muito, tanto no currículo quanto na bagagem intelectual. Escrever é uma das mais belas formas de tentar colocar o ambiente em volta em palavras (seria quase o equivalente a transformar um sinal analógico em digital ou vice-versa). Quando as amarras deste 4º período soltarem-se eu volto a postar aqui, idéias não faltam :)
Abração!